Essa atividade é indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos, envolvendo o sistema monetário brasileiro. Dessa forma, envolvendo também a numeração decimal, representando o valor dos centavos.
O ideal é que o professor não exija a resolução do problema com a utilização apenas de operações e algarismo, deixem que os alunos utilizem das estratégias próprias para chegarem às conclusões. O importante é resolver o problema e não a forma como foi resolvido. O importante é que, ao final, na correção, sejam compartilhadas as diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes para obterem a resposta.
HABILIDADES:
EF04MA25- Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
EF05MA02- Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
EF05MA07- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!